Comunicação não é uma esfera de influência da sociedade

Comunicação não é uma esfera de influência da sociedade

Assim como a comunicação não é a mídia, ela também não é apenas uma esfera de influência da sociedade. Não me entendam mal, mas precisamos pensar um pouco mais sobre o que estamos pensando e fazendo sobre a comunicação. 
Usamos esse termo “Esfera de Influência” dentro de nosso movimento da Jocum desde 1975, quando Loren Cunningham fundador da Jocum em um tempo de oração sobre o discipulado das nações, recebeu de Deus uma lista com sete áreas da sociedade que seriam o foco para a mudança e discipulado. Para trazer as nações de volta para Cristo[1].
Porém quem mais difundiu esse conceito entre nosso movimento e que hoje é conhecido praticamente de forma global, foi a Dra. Landa Cope, com o seu livro “Template Social do Antigo Testamento”. Esse livro não apenas menciona as esferas de influência, esse livro é um verdadeiro guia sobre princípios bíblicos dentro de cada área de influência, sobre como Deus quer redimir e discipular as nações a partir das áreas de influência. Todos os materiais da Dra. Landa Cope são fonte de grande inspiração para nós comunicadores devido a sua atuação durante muitos anos nessa área.  
Tanto Loren como Landa, ensinam sobre as 7 áreas de influência. Essas áreas são a família, governo, religião, educação, artes, economia e mídia, reparem que o termo usado é a mídia e não comunicação, e esse é o ponto que quero pontuar nessa discussão sobre a comunicação e mídia. Porque de alguma forma ao longo dos anos nos habituamos a usar o termo a “esfera de influência da comunicação”. Isso não é apenas a nossa maneira de falar, esse pensamento existe dentro de nós, e acaba tornando-se um equivoco. Devido a esse pensamento errôneo, talvez compreendemos que a comunicação está presa dentro de uma esfera ou é um lugar em particular onde pessoas resolvem os problemas de comunicação. Eu chamo esse fenômeno de transferência de responsabilidade da comunicação, pois acreditamos que os problemas relacionados a comunicação ou sua influência devem ser trabalhados ou resolvidos apenas por pessoas que atuam nessa área. Como se a responsabilidade fosse apenas dos jornalistas, fotógrafos, designs, programadores, apresentadores, produtores de vídeo, comunicadores e outros que estão ligados a qualquer tipo de ferramenta de comunicação, e que essas pessoas existem para resolver nossos problemas pessoais, institucionais e comunitários. 
O fato é que essas pessoas não são responsáveis pela comunicação e nem os detentores da esfera de comunicação. Apesar que existe uma grande tentação ligada aos comunicadores para ter tamanho poder ou até mesmo controle de lugar. Porém não existe a esfera da comunicação de forma separada, a comunicação não pode estar isolada do todo, ela está dentro de cada parte de nossas vidas e dentro de cada esfera de influência da sociedade. É impossível existir família, governo, religião, educação, artes, economia e mídia sem a comunicação, ela é parte essencial de cada esfera e é o que conecta todas essas esferas. 
Não me entendam de forma errada, como se eu não estivesse valorizando o papel importante que as pessoas que trabalham na área da mídia têm, porém elas estão atuando nessa área para propagar e levar essas informações até outras pessoas, usando os mais criativos meios para propagar uma comunicação. Essas pessoas são essenciais em nosso mundo globalizado, que cada dia mais precisa comunicar-se com diferentes públicos que estão espalhados pelo globo, de forma rápida e eficiente. Além disso toda a mídia deve ter como principal valor e compromisso a verdade, nossa mídia deve ser livre e comunicar cada vez mais de forma integra. 
Quando erramos na interpretação sobre as responsabilidades da comunicação, deixarmos de exercer nossa própria autoridade como comunicadores. A mensagem está em nós e cada um de nós é um comunicador que tem algo para dizer e também a grande tarefa de se fazer entendido. Mais do que isso, como comunicadores temos a responsabilidade de criar qualidade nessa comunicação e gerar transformação. Sim, a comunicação verdadeira dentro de cada um de nós transformará o nosso mundo. 

Hiago Angelucci

Vintage photo created by luis_molinero – www.freepik.com


[1]http://www.jocum.org.br/as-7-areas-de-influencia/

Deixe uma resposta