Dificuldades para conectar-se? Você não está sozinho nessa!

Dificuldades para conectar-se? Você não está sozinho nessa!

Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita”.

Mateus 9:35

Temos multidões de pessoas ao nosso redor, as necessidades são inúmeras. Jesus nos ensina que é preciso ter empatia pela necessidade humana, o próprio Jesus pede ajuda para essa grandiosa tarefa. Ele afirma que poucos são os trabalhadores e que grande é a colheita.  Precisamos de mais pessoas cheias de compaixão para o trabalho de discipulado de todas as esferas da sociedade. Só para vocês tem uma idéia, somente a internet é uma “nação” de 4 bilhões de pessoas navegando constantemente a procura de algo. Já imaginou o tamanho dessa colheita? Já imaginou o quanto somos individualistas e como isso podem mudar nossa forma de viver, onde podemos estar mais inclinados as necessidades e ao grito de desesperança que nos cerca?

Durante nossa caminhada suponho que assim como eu vocês sentem dificuldades para conectar e mobilizar pessoas em direção aquilo que estão fazendo. O que seria essas dificuldades que impedem nossas conexões com pessoas que estão buscando verdadeiras respostas em Deus? Bem, talvez elas nem conhecem Deus ainda e essa é mais uma razão para querer conectar-se com elas.
Nossa principal tendência para responder algumas das perguntas mais cruciais e que nos incomodam, é ser críticos consigo mesmos ou apontando rapidamente os erros em nossos movimentos e estruturas.

Gostaria de compartilhar o que acredito que seja um bom sinal de mobilização e engajamento, não apenas mostrar o que não funciona de forma crítica, até porque isso você já sabe. Quero falar aqui algo simples que está baseado no ministério de Jesus, onde Ele teve essa grande missão de engajar pessoas em sua visão.

O primeiro sinal que vemos é que Jesus tinha coragem para dizer “Segue-me“. Ele sabia para qual direção estava indo e pessoas eram tocadas pelo seu convite. Pessoas começam a segui-Lo e atender ao chamado. Na verdade esse é o resultado da mobilização, é quando surge efeito na convocação e pessoas começam a responder a essa comunicação, resposta combinada com ação, isso é mobilização!

O segundo sinal, talvez o mais importante é o engajamento dos discípulos, “vestindo a camisa do time de Jesus”, seus seguidores estavam indo além, saindo de sua zona de conforto e tendo uma participação ativa no ministério. O simples fato de andar com Jesus e participar da sua pequena comunidade recém criada é um grande sinal de engajamento. A vida de Jesus, seus estilo de vida, seu exemplo e palavras de vida é o que manteve seus seguidores conectados.

Existem muitos sinais que podemos observar nas pessoas que seguiram Jesus, ele conseguiu extrair dos seus seguidores virtudes muito positivas, que fez toda a diferença. Existia um grandioso ambiente de viver e aprender que nutria seus seguidores.

Havia:

  • Considerações positivas, em muitos dos diálogos os discípulos expressaram uma comunicação positiva de forma natural, algo que vinha do coração, pois eram nutridos por Jesus. Havia espaço para perguntas, conversas, dúvidas e expressões.
  • Jesus quebrando o gelo. Os diálogos e perguntas certas, as dinâmicas corretas e os discípulos demonstraram confiança e tornam-se parte do movimento
  • Podemos observar que em determinado momento existia na equipe de Jesus proatividade, ele começam a atuar prontamente com iniciativas diante dos problemas.
  • Outro diferencial na comunidade de Jesus é que as pessoas são convidadas a fazerem com o coração, existe uma conexão emocional, Jesus sempre trabalhava de dentro para fora.
  • Alegria, mesmo diante do sofrimento e perseguição, podemos ver a alegria de pessoas que largaram tudo para seguir o mestre. A alegria é o combustível dessa equipe.
  • Uma dos principais virtudes no movimento de Jesus é que que Ele estava sem reservas, Jesus modela essa característica, ajudando a construir um ambiente de amor na equipe ao fazer parte e estar juntos.
  • A parte central desse engajamento na equipe de Jesus é a conexão que gera relacionamento. A comunicação de Jesus é relacional.

Esses são alpenas alguns exemplos de como Jesus nutria seu público, sua lista pode ser maior e com mais profundidade, mas é uma boa introdução e reflexão. Porque na verdade existem muitos desafios que enfrentamos para a formação de equipe e engajamento de pessoas em nosso movimento. Podemos estar tentados a buscar coisas mirabolantes para resolver essa equação, ou talvez colocar nossa esperança na tecnologia. Quero chamar a atenção de todos nós para aprender com a simplicidade de Jesus que de forma relacional conectou pessoas a sua visão de forma tão profunda que essas pessoas foram responsáveis pelo legado do reino de Deus que vivemos hoje.

Podemos sim mudar a forma como estamos tentando conectar com as pessoas em nosso movimento, nossa responsabilidade não é apenas conectar, mas sim de nutri-las e manter a chama de esperança viva entre nós.

 

Hiago Angelucci

Deixe uma resposta